Manutenção das trilhas e vias do campo escola Behne em Ivoti – RS

DSCN6310

Durante o mês de novembro de 2012, a AGM realizou a manutenção de vias e trilhas no Behne.

Foram finais de semana de muito trabalho, que contou com a colaboração dos associados, parceiros e amigos de escalada.

Nas trilhas de acesso e base das vias, além de limpeza foram feitas novas contenções, delimitação de corredores de acesso, bloqueio de acessos secundários, visando limitar o impacto resultante da circulação de pessoas.

DSCN6364
DSCN6382

Já nas vias de escalada, devido a situação precária de um grande número de proteções, e de escassos recursos para que o trabalho fosse realizado em sua totalidade, iniciou-se pelas proteções e vias que apresentavam uma necessidade mais urgente de manutenção. Conforme convenções e normatizações internacionais, utilizou-se o material mais indicado para as características ambientais do local. Foram colocadas chapeletas de aço inox, fixadas a rocha por barras roscadas com cola a base de epóxi.

Em 2013 e 2014 dando continuidade aos trabalhos, foram substituídas também algumas paradas. As novas paradas foram trazidas da Alemanha e são consideradas as fixações mais seguras da atualidade. Esta proteções também são fixadas com cola epóxi e consistem em dois pinos de aço inox A4 de 8mm, torcidos, ligados por uma corrente e com um “rabo de porco” conectado, o que além de tornar mais seguro facilita muito o abandono da via.

O trabalho de manutenção e conservação não terminou, devendo ser continuado e ampliado nos próximos anos.

DSCN6390