É gratificante chegar ao cume de uma belíssima montanha, depois de percorrer trilhas, atravessar rios, contemplar cachoeiras, fauna e flora. Mas para que isso aconteça é preciso ter preparo físico e psicológico e os equipamentos adequados para o esporte.

Não se vence uma montanha (ou a natureza). É ela que dá a permissão para se alcançar objetivos. Por esse e outros motivos recomenda-se aos iniciantes do montanhismo, calma. Um brusco contato com os elementos naturais pode ser frustrante e até mesmo traumatizante. Respeitar seu próprio corpo e a natureza é essencial. Como todo esporte, o montanhismo exige preparo físico e mental.

Para uma melhor adaptação, é importante começar com caminhadas leves aumentando gradativamente para as de maior dificuldade. Da mesma forma, a escalada em rocha exige uma gradativa evolução. O ideal é começar com um curso básico de escalada para depois seguir passo a passo.

Na caminhada procurar não estressar os músculos ou sobrecarregar pulmões e coração. Cuidado por onde andar ou segurar, evitando animais peçonhentos, espinhos, buracos e fendas.

Na escalada evitar sobrecarregar tendões (evitando lesões), conferir equipamentos e ancoragens a todo momento para evitar acidentes. Em paredes longas não descuidar de ingerir água e proteger-se com protetor solar, evitando a insolação, desidratação e queimaduras. Utilizar sempre o equipamento completo de segurança inclusive capacete.

Seja responsável! Cuide de sua vida e a dos outros, desfrutando de ótimas escaladas, caminhadas e tudo que o esporte tem a oferecer.