Atrações do Caldeirão 2016

Palestra com Edemilson Padilha

Edemilson Padilha, 44 anos, fundador e atual diretor da empresa Conquista Montanhismo. Escalador profissional desde 1990, fez dos arenitos paranaenses o seu quintal, onde abriu mais de 200 vias de escalada. Com o tempo foi se especializando na conquista de vias em grandes paredes, em montanhas como a Pedra Riscada e Pedra Baiana (MG), Ibitirati (PR), Garrafão, Lavra e Pedra do Fio (ES). Em 2005 escalou o Cerro Torre, em 2006 o Cerro Fitz Roy por uma rota que nunca havia sido repetida, sendo notícia na mídia internacional. Em 2011 fez parte da primeira equipe americana a escalar o Salto Angel (maior cachoeira do mundo, na Venezuela) e em 2012 participou da conquista da via Blowin’ in the Wind, no Mali (África).

Palestra – Pedra Baiana

Em agosto de 2016, uma forte equipe de escaladores aportou aos pés de uma das maiores e mais verticais paredes de rocha do Brasil. Primeiramente pediram a Deus que ela fosse bem difícil, mas depois uma semana encontrando esticões entre 8º e 10º grau, começaram a rezar para que o final fosse mais fácil. O resultado foi 800 metros de parede, 10b de dificuldade, 10 dias ininterruptos de conquista, muitas jumareadas, reboques, marimbondos, calor, frio, bivaque num buraco no meio da montanha e finalmente uma noite alucinante no topo da Pedra Baiana. O nome da via? Sangue Latino, em homenagem ao grande esforço da equipe para atingir seu objetivo de abrir provavelmente a via mais dura do Brasil de grandes paredes. Na palestra a história será contada, com belas imagens e vídeos de todos os detalhes desta grande expedição.

Os créditos das fotos são de Gabriel Tarso e Edson Vandeira.

Cony, Route Setter do "PiscinoBloc"

Um pouco da história do Route Setter da X edição do Caldeirão da AGM.
Luis Henrique Cony, o Cony, possui em seu currículo 43 anos de escalada pelo Brasil e exterior. 110 vias conquistadas, competiu em inúmeros campeonatos regionais, brasileiro, sul americano e 1 mundial. Fundador da AGM. Route setter em várias competições no RS, SP e RJ.
Entusiasta e apaixonado pela escalada!

Oficina de Escalada para Iniciantes com a AMES

Algumas fotos da oficina de escalada coordenada pela AMES no Caldeirão da AGM 2015. Fotos: Laís Moraes.

ames_logo

AMES (Associação de Montanhistas de Esteio e Sapucaia do Sul) é um dos apoiadores da AGM no Caldeirão.

AMES é uma associação que tem como objetivo difundir a montanhismo no Rio Grande do Sul. Sua sede está localizada em Esteio – RS.

José Augusto da Silva (Guto)

Acadêmico Enfermagem UFRGS

Bolsista Assistêncial HCPA – Unidade de Internação Psiquiátrica

Yoga com Guto

José Augusto da Silva o Guto, é graduando em Enfermagem buscando sempre uma vertente de saúde holística, via medicina complementar com foco na medicina mente-corpo, energética, entre outras práticas integrais. Instrutor na formação de Doutores-Palhaços UFCSPA por três anos, aplicando dinâmicas meditativas e exercícios de atenção plena, entre outros, potencializando uma formação reflexiva para a realização do oficio do voluntariado. Praticante de Kundalini Yoga por cinco anos, iniciado como instrutor de Tantra Yoga pelo mestre indiano Nihar Sarkar. Desde 2014 realizando diversas atividades voltadas para o yoga e sua filosofia, abordando temas como: pranayamas (exercícios de respiração), ásanas (posturas), raja yoga (ciência de controle mental e físico), karma yoga (yoga da ação), etc. Dos diversos eventos cito alguns: Oficina de Yoga em Comunidade Terapêutica Nova Vida em Rio Negro (PR), consultorias de meditação para pacientes com dependência química na Unidade de Adição Álvaro Alvim (HCPA), atualmente exercendo práticas semanais no 4º andar da ala Norte do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) para pacientes com transtornos psiquiátricos, além de grupos de práticas em locais diversos como a Escola de Enfermagem da UFRGS.

Festa com DJ Diego Motta

Após o jantar, teremos a Festa do Caldeirão com DJ Diego Motta.

dj_diego_motta