Na noite dessa quarta-feira (31) cerca de 50 pessoas compareceram a comemoração dos 18 anos de fundação da Associação Gaúcha de Montanhismo (AGM) na sede da entidade, em Porto Alegre. Dentre as atividades preparadas para a data esteve a palestra de Luís Henrique Cony e Eduardo Cesar Tondo e a homenagem a um dos pioneiros do montanhismo no Rio Grande do Sul , Luiz Gonzaga Cony.

Na palestra, Luis Henrique Cony e Eduardo Cesar Tondo trouxeram registros importantes desde o início da prática do esporte no Rio Grande do Sul até os muros feitos por eles e os locais que levaram a fundação da AGM.

Luís Henrique Cony aprendeu a escalar aos 9 anos com seu pai, Luiz Gonzaga Cony, e desde 1973 pratica regularmente. Com 45 anos de história já subiu  montanhas da América do Sul e Europa. É instrutor e guia de montanha, competidor estadual, nacional, participou também de dois sul-americanos e um mundial, além de ter conquistado 118 vias de escalada.

Já Eduardo Cesar Tondo, escala há 38 anos no Brasil e em mais de dez países. Foi Instrutor de Escalada e competidor em nível nacional e sul-americano. Conquistou mais de 120 vias de escalada e atualmente é membro da Comissão Técnica da AGM.

Após a palestra o presidente da AGM, Rafael Caon, entregou uma placa a Luiz Gonzaga Cony em homenagem a seu pioneirismo no esporte no Brasil e a seus anos dedicados na evolução do esporte no Rio Grande do Sul.

Para encerrar a comemoração houve um jantar onde foi servido churrasco e bolo para associados e parceiros presentes.